titulo

Ter uma alimentação balanceada é realidade para muitas pessoas, ao mesmo tempo que não é. Muitas vezes associamos refeições saudáveis a alimentos que não possuem um super sabor, mas isso não é verdade.

 

Essencial para uma alimentação correta é ingerir superalimentos. Você já ouviu esse termo? São alimentos com alto teor em fitonutrientes, ou seja, proporcionam diversos benefícios à saúde. Podem não ser tão populares como a banana, o morango, mas são tão importantes quanto, por serem ricos em vitaminas, proteínas e minerais.

 

Para conhecer esses superalimentos e também já acrescentá-los no seu dia-a-dia, veja a lista abaixo com alguns deles:

 

Lentilha

 

texto1lentilha.jpg

 

Não podemos deixar a lentilha ser lembrada e degustada nas festas de fim de ano. Ela é essencial para uma alimentação balanceada, por ser rica em proteína vegetal, que contribui para a formação e o fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos. É aprovado por nutricionistas a substituição do feijão pela lentilha, caso não saiba onde encaixá-la no cardápio diário.

 

Batata doce

 

texto1batata.jpg

 

Mesmo sendo mais calórica que a batata comum, ela é rica em vitamina C, fibras e potássio, o que também a difere da convencional. Vale lembrar também que embora tenha doce no nome, essa batata pode ser usada em pratos doces e salgados, são inúmeras as opções.

 

Chicória

 

texto1chicoria.jpg

 

Esse superalimento proporciona vários benefícios para a saúde. Auxilia no bom funcionamento intestinal, como no tratamento de intestino preso, e também prevenindo cânceres, já que diminui os níveis de toxina no intestino. Além disso, é fonte de vitaminas A, B, C e D, e por seu baixo valor calórico, é recomendado também caso você esteja querendo emagrecer.

 

Ameixa amarela

 

texto1ameixa

 

Ameixa amarela, ou nêspera, controla níveis de gordura no sangue e auxilia também na prevenção contra diabetes, além de ser benéfica também no tratamento de bronquite e doenças alérgicas inflamatórias, como rinite e sinusite.

 

Beterraba

 

texto1beterraba.jpg

 

Se sente cansado? Saiba que a beterraba, entre seus benefícios, contém nutrientes que podem te ajudar, desacelerando o ritmo do processo que leva seu organismo ao cansaço, segundo pesquisadores da Universidade de Exeter (Grã-Bretanha). Por isso, esse superalimento deve ser colocado no seu cardápio.

 

Gengibre

 

texto1gengribre.jpg

 

Um pouco mais aceito por quem não possui uma dieta balanceada, o gengibre ajuda na redução de náuseas, digestão, além de ser um aliado contra gripe e resfriado. Esse alimento também reduz dores musculares e funciona como um anti-inflamatório eficaz contra a osteoartrite, um problema de saúde muito comum.

 

Incluir superalimentos no seu dia-a-dia não é difícil, basta ter disciplina e o acompanhamento de um nutricionista, que poderá indicar quais os alimentos mais recomendados para o seu objetivo.

 

Aqui no ClassiTec você encontra nutricionistas próximos de você. Faça seu pedido, receba orçamentos e melhore logo sua alimentação!